terça-feira, 13 de novembro de 2012

A professora sumiu!



Autora: Maria da Glória Castro
Ilustrações: Andréia Resende
Editora: PAULUS
Número de páginas: 79


Sinopse: Madá é uma professora muito amada por seus alunos. Vive em uma cidade pequena e um dia desaparece misteriosamente. Vendo o desespero dos alunos, a cidade tenta entender o que aconteceu e como uma professora consegue despertar tanto a paixão de aprender em seus alunos. 




Resenha 


               Madá é uma professora de matemática que faz seus alunos serem os melhores, os seus alunos a adoram e a consideram a melhor professora da escola e graças a estes comentários, Helena a outra professora de matemática começa a odiar Madá. 

          Todos os dias Lalau, Gaby, Clóvis e Jô vão para a escola com Madá, mas num certo dia a professora não estava esperando seus alunos no portão de sua casa, como sempre fazia de costume. Os garotos a chamaram, mas ninguém os respondeu. Achando que iam encontrar a professora na escola, eles continuaram seu caminho, mas para a grande decepção das crianças, a professora não apareceu. 

             Dias se passaram e Madá não apareceu. Como todos estavam preocupados com a professora eles acionaram a policia. A casa de Madá foi arrombada, mas nenhuma pista de onde Madá estava foi encontrada. Lalau, um menino extremamente curioso acaba encontrando uma pista e foi investigar o que acabou se tornando uma catástrofe. 

           O delegado assumiu a investigação por completo depois do incidente e acionou todas as delegacias da região.

15 comentários:

  1. Integrantes: Elisa Castro, Eloise Borba, Isabel Fonseca, Maiah Beck, Sirlei Andrade.

    O livro “A Professora sumiu “nos conta sobre um assunto que preocupa as escolas: a assiduidade dos professores. Acreditamos que o livro ao relatar esse assunto nos faz refletir sobre a importância do docente, tanto para o aluno quanto para a sua comunidade escolar.
    Ao relatar o sumiço de uma professora de Matemática, que os alunos gostavam muito, a escola e a comunidade entram em uma busca de hipóteses sobre o seu desaparecimento.
    É nesse momento que conflitos são relatados: como os comentários dos pais em relação a sua metodologia e avaliação diferenciada, onde segundo eles, seus filhos raramente recebiam nota 10; fatos da sua vida pessoal foram mencionados e especulados; conflitos entre colegas devido a postura e comprometimento da professora.

    O livro nos faz refletir sobre o nosso fazer pedagógico, em nossa escola essa preocupação também existe, principalmente, em relação ao relacionamento aluno e professor, professor e aluno, professor e família e família e professor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns a tod@s! 4 horas de presença EAD

      "A Educação para a Resolução de Conflitos modela e ensina, de diferentes formas, culturalmente significativas, uma variedade de processos, de práticas e de competências que ajudam a prevenir, a administrar de forma construtiva e a resolver pacificamente o conflito individual, interpessoal e institucional."Catarina Morgado Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Coimbra
      Abraços,
      Eliete Lucena

      Excluir
    2. Mediação em contexto escolar: transformar o conflito em oportunidade
      http://www.exedrajournal.com/docs/01/43-56.pdf

      Excluir
  2. Olá, meninas!
    A relação que fizeram da história com o nosso cotidiano escolar foi ótima. Todos os profissionais quando estão numa situação vulnerável, podem ter sua postura colocada em pauta. Diz o "poeta", que quando passamos para outra dimensão, todas as pessoas que vem a nossa despedida nos colocam no altar daqueles que nunca tiveram defeitos. Passamos a categoria de pessoas elogiáveis. No caso da professora Madá isso não foi possível, pois ela simplesmente sumiu.
    Parabéns a tod@s! 4 horas de presença EAD
    Eliete Lucena

    ResponderExcluir
  3. Professoras: Daniela Soares de Souza e Michelle Morais de Araújo
    EMEFs: Antônio Francisco Nunes Luiz de Oliveira.

    Comentário do livro a “ A Professora Sumiu” Fazendo uma breve reflexão em relação ao trecho em que a professora se atrasou e os alunos ficaram na sala sozinhos e um pouco agitados. Acreditamos que isso aconteceu porque o aluno tem o professor como referência e se este não esta ali para dar o suporte a eles as coisas acabam perdendo o controle. E é neste momento que a equipe diretiva deve se fazer presente orientando e buscando as soluções cabíveis momentaneamente.
    Sendo assim, pensamos que a solução mais adequada para este tipo de problema seria uma boa comunicação entre o grupo de professores e a equipe diretiva, pois assim, há uma melhor organização demonstrando comprometimento de ambos os lados para com os alunos.

    ResponderExcluir
  4. Olá,Daniela e Colegas!
    Parabéns pela bela análise do cotexto escolar relacionado com a passagem do trecho escolhido do livro. A palavra equipe significa trabalho em conjunto.É quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. O trabalho em equipe pode ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que dedicam-se a realizar uma tarefa ou determinado trabalho sem de sua obrigação ou não.
    Parabéns a tod@s! 4 horas de presença EAD.

    ResponderExcluir
  5. Olá, colegas!
    O comentário está ótimo, porém necessitamos saber quem são as autoras ou autores!

    Comentário sobre o livro A Professora Sumiu

    Dentro deste contexto a primeira coisa a fazer é ver se aconteceu alguma coisa com a casa depois tentar ver se a pessoa esta em casa realmente ligando para o telefone dela. Caso não consiga contato ver com os vizinhos se eles viram a pessoa.
    A professora poderia ter ido fazer outra coisa no centro da cidade, acabou se atrasando caberia ao diretor colocar estes alunos para dentro da sala de aula, dar um livro para que os mesmos se acalmassem até a chegada da professora.

    ResponderExcluir
  6. Professoras: Cristina Pacheco
    Denise Ferreira
    Fabiana Marques

    Comentário do livro
    O livro conta a história do sumiço de uma professora muito querida por todos os alunos. Sua competência e carisma despertava admiração por parte de alguns e ciúmes e inveja em outros. Principalmente por parte de alguns profissionais que não tinham a mesma dedicação e amor pela profissão.
    Esta história pode ser percebida em muitas escolas quando um professor que é mais querido e dedicado sofre com comentários maldosos de colegas que não procuram tornar suas aulas mais atraentes e não conseguem manter um diálogo mais próximo com seus alunos. Nossa sugestão são reuniões para unir o grupo demonstrando que todos os professores são importantes para o crescimento da escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela bela contextualização da cena escolar. Relacionado com a passagem do trecho escolhido do livro poderíamos dizer que esta professora estava sendo submetida a um caracterização de bullying. Em geral, o bullying realiza-se através de troças e brincadeiras de mau gosto.
      Abraços,
      Eliete Lucena

      Excluir
  7. Escola: EMEF Luiz de Oliveira.

    Professoras: Cristiane Dalke de Carvalho e Roberta Neves

    Nome do livro: A Professora sumiu.

    Autora: Maria da Costa Castro.


    A Obra fala sobre a história de um sumiço de uma Professora
    chamada Madá.
    Entendemos a partir dos primeiros capítulos que, se fossemos Diretora dessa escola, ministraríamos aulas à distância ou como proposta integradora da disciplina dividiríamos a turma entre outras turmas do mesmo ano.
    Nesse sentido, entendemos que através dessa metodologia podemos esperar pra que notícias possam surgir da professora e que seu lugar fique reservado na escola, demonstrando ética profissional.





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.Cris e Roberta!
      ótima análise vocês chegaram no mote da cena. Gestão e ética profissional são dois elementos fundamentais para gerir um grupo de trabalho.
      A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. A ética no ambiente de trabalho é importância para o bom funcionamento das atividades da escola e das relações entre pais,alunos,professores, funcionários e principalmente com os gestores.
      Parabéns a tod@s! 4 horas de presença EAD.
      Abraço,
      Eliete Lucena

      Excluir
  8. Madá é a professora que faz a diferença. Que fez com que seus alunos procurassem saber o que de fato havia ocorrido com a querida professora. Valorizar o trabalho em equipe, onde todos são um GRUPO. Buscar trazer para si o aluno de forma prazeroza, destacar os pontos positivos de cada um, valorizar o saber que cada aluno tem, buscar aproximar o novo aoque já é de domínio. É oferecer, oportunizar situações. Independetemente que este ou aquele professor siga as normas ditas tradicionais, todos nós podemos fazer a diferença, basta querer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou eu...Bianca Tassoni, não sei pq saiu como Conselho Municipal de Turismo.bj

      Excluir
    2. Olá,Bianca!
      Muito boa a tua caracterização da professora.Quando nos dispomos a oportunizar ao aluno a liberdade de nos mostrar os talentos que tem, nos aproximamos desta caracterização de professora como Madá.
      "Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um."Fernando Sabino
      Parabéns! 4 horas de presença EAD

      Excluir